segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Agricultor Altair Fianco recebe titulo de Cidadão Piauiense na Assembléia do Piauí






Atendendo requerimento do deputado Antônio Félix (PPS), a Assembléia Legislativa realizou hoje (29) sessão solene especial para conceder o título de cidadania piauiense ao agricultor Altair Domingos Fianco, natural de Pato Branco, no Paraná, mas morador de Uruçuí há 21 anos, onde atua como produtor de grãos e defensor das causas ambientais no Cerrado Piauí.
A sessão foi presidida pelo deputado Edson Ferreira (DEM) e contou com as presenças do prefeito de Uruçuí, Waldir Soares Costa (PT), do presidente da Câmara Municipal de Teresina, Renato Berger (PSDB), do vereador de Teresina e deputado estadual eleito Firmino Filho (PSDB), do tenente coronel Wagner Torres e do superintendente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Alisson Silva, dentre outras que fizeram parte da mesa. As galerias foram tomadas por familiares e amigos.

Primeiro a usar da palavra o deputado Antônio Félix que fez um breve histórico da trajetória do produtor Altair Fianco, que depois de passar pelo Mato Grosso aportou em Uruçuí em 1997, onde começou com suas atividades comerciais e agrícolas.

E prosseguiu o deputado Félix: "Em 1989, juntamente com quatro empresários paranaenses fundou o Condomínio União 2000, dando início a um empreendimento de sucesso. Os resultados da atividade agrícola começaram a surgir fortemente com as altas médias alcançadas nas sagas que se sucederam".

Segundo Antônio Félix, "Altair Fianco é ecologista por opção e reforça as práticas ambientais em todas as suas atividades e foi um dos pioneiros no sistema de plantio de soja direto na região dos Cerrados, sempre buscando novas tecnologias para melhorar a proteção do solo".
Em aparte o deputado Leal Júnior (DEM), que também é da região dos Cerrados, mas que encerra a carreira política neste ano, falou da "felicidade do deputado Antônio Félix em conceder o título de cidadania para o produtor Altair Fianco, um cidadão que é profundo conhecedor dos problemas e potenciais da região Sul do Piauí, o que o credencia e ser mais um cidadão piauiense, juntamente com sua esposa e seus familiares".

Depois de agradecer a honraria da Assembléia Legislativa do Piauí em lhe conceder o título de cidadania, Altair Franco disse que já mora com sua família há 21 anos no Piauí e ressaltou que "o cidadão não escolhe o Estado para nascer – já que seus pais foram quem fizeram isto – mas escolhe o Estado em que pretende viver, como eu fiz ao vir para o Piauí, depois de passar por Mato Grosso".

Altair Fianco afirmou que era ambientalista por convicção e não por conveniência e, como agricultor, tem procurado adotar técnicas que reduzam a agressão ao meio ambiente durante o plantio e também lutado por ações do governo e de seus colegas produtores dos cerrados. Ele aproveitou para denunciar o governo por ter abandonado o projeto de zoneamento agroecológico dos cerrados e disse que apenas a iniciativa privada, como a Bunge, vem fazendo alguma coisa prática em defesa do meio ambiente, como o "projeto do corredor ecológico" cobrindo Uruçuí e parte dos cerrados do Maranhão.

Ambientalista por convicção

Nenhum comentário:

Postar um comentário